Barulho dos estouros dos fogos deixa animais estressados e agitados. Veterinário ensina como preparar os bichos de estimação para que eles não sofram.
Com a chegada do fim do ano, é quase certo a queima de fogos nas casas e ruas de Rio Branco. Mas, além dos cuidados para manusear os foguetes, as pessoas precisam tomar algumas medidas para proteger seus bichos de estimação, principalmente os cachorros. Eles costumam sofrer com o barulho no momento dos estouros, a sensibilidade auditiva deles é até seis vezes maior do que a dos humanos.
O veterinário Tiago Almeida explica que o barulho deixa os animais estressados e agitados. Segundo ele, é importante que os bichos sejam preparados para o estresse que vão enfrentar nas comemorações. “É importante preparar o ambiente, um cômodo, e fazer o animal se adaptar a esse ambiente. Também é necessário redobrar o carinho e amor dados ao bicho”, fala.
Almeida lembra que os donos precisam retirar objetos, principalmente de vidro, dos móveis para que os animais não tenham contato. O profissional dá uma dica importante para antes do começo da queima de fogos. “O animal tem o sistema nervoso central na região do dorso. O dono pode enrolar essa região com um pano ou toalha. Depois pode deixar o bicho em um cômodo livre, para ele não se machucar”, finaliza.