Sem manutenção, cratera ameaça engolir casa em conjunto habitacional no interior do AC

Governo e Prefeitura entraram na Justiça para saber de quem é a responsabilidade. Dono da casa se mudou, conta vizinhos.


Mais uma vez, os moradores do conjunto habitacional Novo Miritizal, em Cruzeiro do Sul, reclamam dos buracos no local. Inaugurado há cerca de 8 anos, o conjunto nunca passou por manutenção.


Enquanto isso, governo e prefeitura não se entendem e os moradores arcam com os prejuízos. A erosão já destruiu a fossa que recebia o esgoto do conjunto e que hoje corre a céu aberto, e o muro de uma residência, que agora corre risco de desabar.


A responsabilidade pela manutenção deste e de outros conjuntos construídos pelo governo tramita na esfera jurídica.


“Esse problema está acontecendo porque a Prefeitura nunca deu manutenção neste e em outros conjuntos que construímos. Estamos questionando na Justiça, mas entendemos que a responsabilidade é da prefeitura. Pedi ao escritório do Deracre que vá ao local, faça fotos para vermos o que podemos fazer e em quanto tempo poderemos fazer alguma coisa neste caso”, explica Janaína Guedes, secretária estadual de Habitação.


A cratera já destruiu uma fossa, um muro e ameaça derrubar a casa, cujo proprietário decidiu abandonar o imóvel e viver de aluguel. Francisco Ananias, de 55 anos, vizinho, já teve o poste da rede elétrica derrubado pela erosão e atualmente usa o terreno de um vizinho para poder entrar e sair da sua casa.


“Meu vizinho já cansou de buscar ajuda. Ninguém faz nada. Cansado de esperar, decidiu mudar para outro bairro e viver de aluguel”, conta.


Adamázio Ferreira diz que moradores não podem pagar pela falta de entendimento entre as esferas do poder.


“Nós, da parte de trás, somos os mais prejudicados devido ao mau cheiro do esgoto. Meu terreno foi partido no meio pela cratera, que leva tudo que encontra pela frente. Essa situação está assim há três anos e ninguém faz nada. As autoridades precisam se entender”, finaliza.


O secretário de Obras do município não foi encontrado até esta publicação.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias