Acre deveria vacinar 90% do público-alvo, mas só conseguiu 70%. Vacinas vão estar disponíveis a partir da próxima segunda-feira (18) nas unidades de Saúde de todo o estado.
Sem atingir a meta determinada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) vai disponibilizar 24 mil doses da vacina contra a gripe para a população de todo estado acreano. As doses vão estar disponíveis nas unidades de saúde a partir de segunda-feira (18). A meta do Ministério da Saúde era imunizar 90% do público-alvo, porém, apenas 70% do público prioritário foi atingido.
O Acre foi um dos primeiros estados brasileiros a iniciar a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização começou em abril deste ano e deveria terminar em maio. Devido à baixa procura, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a vacinação até o dia 9 de junho.
O público-alvo da campanha era crianças de seis meses a menores que cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Em entrevista ao Jornal do Acre 2ª edição, o diretor de Vigilância em Saúde do Acre, Moisés Viana, explicou que a vacina vai estar disponível nas unidades até fevereiro de 2018. Ele aconselhou que quem ainda não se vacinou procure uma unidade de saúde na cidade que mora e tome a vacina.
“Oferecemos essa vacina na nossa última campanha a público específico, conforme orientação do Ministério da Saúde. Temos no estoque e a gente precisa garantir a imunização das pessoas. Foi uma decisão do estado que oferece para toda população e todos os municípios começaram a receber as doses e estão prontos para imunizar a população”, comentou.
Ainda segundo Viana, os municípios estão empenhados em garantir a vacinação para que não haja desperdício das doses. O diretor alertou ainda para os cuidados que precisam ser tomados contra a gripe.
“A gente espera aplicar essas 24 mil doses em toda a população. Estratégias estão sendo montadas para isso. Não podemos correr o risco de um desperdício. Sabemos que a gripe é uma doença que parece ser comum, mas temos registros de óbito esse ano no Acre”, finalizou.