Reforço do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) começou há mais de uma semana e deve continuar até o fim das festas de fim de ano.
A fiscalização de ao menos 770 presos que estão com tornozeleira eletrônica no Acre vai ser mais rigorosa em dezembro. O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) começou um reforço na segurança há mais de uma semana e deve continuar até o fim das festas de fim de ano.
Ao menos 520 presos, entre homens e mulheres, que estão em regime semiaberto são monitorados eletronicamente na capital. Os demais estão nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira.
O diretor de Monitoramento Eletrônico do Iapen, Marcelo Lopes, explica qu, com a chegada das festas do fim do ano, os presos podem querer descumprir determinações judiciais.
“Com a chegada dessas festas os presos podem achar que podem descumprir qualquer norma, por exemplo, violando a sua área de inclusão no período noturno para ir a uma confraternização de família ou para praticar crimes, por isso, a necessidade do reforço no final do ano”, disse.
Lopes explica ainda que reforço é uma medida de prevenção para qualquer tipo de eventualidade que possa ocorrer. “Estamos reforçando preventivamente para que em situação de qualquer tipo de descumprimento a gente já tenha uma resposta imediata”, explica.
O diretor explicou ainda que o Iapen possui uma central de monitoramento que fiscaliza os presos com tornozeleira eletrônica durante 24h por dia. Além disso, Lopes explica ainda que mais três equipes foram direcionadas para reforçar a fiscalização presencial. As equipes de resposta imediata verificam o cumprimento das determinações judicais.