Detentos começam a sair no dia 24 e devem retornar para o presídio no dia 30. Beneficiados vão ser monitorados com tornozeleira eletrônica durante saída.
Mais de 40 presos de Rio Branco vão ser beneficiados com a saída temporária de Natal. A informação foi repassada pela Vara de Execuções Penais, nesta quarta-feira (20). Os detentos começam a sair no dia 24 e devem retornar no dia 30 deste mês.
Durante coletiva, na manhã desta quarta, a juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, ressaltou que todos os beneficiados vão ser monitorados com tornozeleira eletrônica.
“É uma forma de tranquilizar também a população, porque há sempre um alarde e preocupação maior em relação a essas saídas. Quero deixar a sociedade bem tranquila, porque esses presos serão monitorados 24h”, explicou.
A juíza acrescentou que, além do bom comportamento, o detento precisa ter cumprido um sexto da pena, se for réu primário, e os reincidentes precisam ter cumprido um quarto da penalidade para que sejam beneficiados.
“Começam a sair no dia 24 e têm que se recolher até o dia 30, conforme o pedido de cada um. Esses presos saem diariamente para trabalhar, então, não representam um perigo concreto para a sociedade”, acrescentou.
Ainda segundo a magistrada, o preso deve voltar para o presídio caso se envolva em brigas, seja flagrado em bares e festas. “Tem o recolhimento noturno, proibição de estarem em bares e festas, não podem se envolver em crimes ou contraversões, não podem ingerir bebidas alcoólicas ou fazer uso de drogas”, detalhou.
O diretor de monitoramento do Instituto de Administração do Acre (Iapen-AC),Marcelo Lopes, falou que vai reforçar as equipes de monitoramento durante a saída dos detentos. Ele disse que atualmente conta com duas equipes, mas vai receber o reforço de mais quatro. Lopes afirmou ainda que três dessas equipes vão ficar, exclusivamente, nas ruas e uma na central.
“São duas etapas do acompanhamento. Uma é feita na nossa Central e tem a presencial. Terminamos agora nosso trabalho feito com o pessoal do Bope [Batalhão de Operações Especiais] e a gente colocou todas as equipes à disposição dessa saída”, complementou o diretor.