Ventos intensos da direção sudeste, com rajadas registradas de 63km/h, atingiram a cidade na tarde e noite deste domingo, 10, informou o pesquisador meteorológico Davi Friale.
Durante uma hora a velocidade média dos ventos era de 33km/h e causaram queda de galhos e árvores e destelhamento de muitas edificações.
Segundo Friale, chuvas torrenciais acumularam, em apenas 60 minutos, a marca de 63,2mm, no centro de Rio Branco, causando inundações em várias ruas da cidade.
“No total acumulado do dia foram 71,4mm, no centro da cidade. Na região do Tucumã, choveu menos: 41,8mm. Com estas chuvas, o total deste mês de dezembro, até agora, já atingiu 156,6mm, o que equivale a 60% da média climatológica do mês.
Descargas elétricas da atmosfera, que provocaram dezenas de raios, completaram o temporal que atingiu a cidade.”
Com menor intensidade, ainda na noite do domingo, o temporal também atingiu Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira e todos os demais municípios do leste e do sul acreano, assim como o sudoeste e o oeste de Rondônia e o sul do Amazonas.
Em Brasileia e Epitaciolândia, foram registradas rajadas de 53km/h e, no Parque Estadual do Chandless, os ventos atingiram 58km/h, enquanto, em Feijó, já menos fortes, chegaram a 47km/h.
As chuvas foram volumosas, com acumulado estimado entre 50 e 100mm, nos vales dos rios Xapuri, Rola, Acre, Abunã, Iaco, Macauã, Caeté, Chandless e Purus.