Adaildo Ferreira estava internado desde o dia 14 de agosto deste ano e seria submetido a cirurgia para retirar um projétil alojado nas costas. Iapen-AC disse que abriu processo interno para apurar as causas da fuga.
Um preso conseguiu fugir do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Rio Branco, entre a noite de domingo (10) e a madrugada desta segunda (11) após fazer um buraco no forro do banheiro do apartamento que estava internado. Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Adaildo de Freitas Ferreira, de 32 anos, estava internado entre três a quatro meses na unidade devido a um tratamento médico.
Ao G1, a direção do hospital confirmou que Ferreira estava internado desde o dia 14 de agosto desse ano e fazia exames para ser submetido a um procedimento cirúrgico. A unidade informou que o preso tinha um projétil alojado próximo da coluna.
O hospital ressaltou ainda que entregou as imagens das câmeras de segurança para o Iapen-AC e para a Justiça.
Além do buraco no forro do banheiro e sujeira no chão, o quarto tem um colchão no chão e um cobertor simulando uma pessoa deitada. Do quarto, o detento saiu em uma sala ao lado do apartamento, teria trocado de roupa e fugido.
A direção do Iapen-AC disse que pode passar mais detalhes sobre o crime pelo qual o preso responde e o tempo certo de internação quando receber o relatório do caso.
“Estava com a guarda e custódia. Estamos apurando como ele fugiu e, de fato, o que houve. Já foi pedida a busca do reeducando foragido. A informação inicial é que estamos abrindo uma investigação na Corregedoria para apurar de fato o que aconteceu”, explicou o diretor-presidente do Iapen-AC, Aberson Carvalho.
Ainda segundo Carvalho, a investigação vai apurar ainda se o preso teve ajuda do agente penitenciário que fazia a escolta dele.
“Estamos investigando, é um processo interno. Até porque não podemos expôr as causas porque está em processo de investigação na Corregedoria, mas vamos apurar o que aconteceu. Ele estava fazendo um tratamento já há algum tempo e sempre acompanhado da escolta”, confirmou.