A peemedebista Eliane Sinhasique usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quarta-feira (6), para denunciar que as carteiras de identidades não estão sendo entregues pelo Instituto de Identificação do Acre por falta do plástico que encobre o documento.
“Ontem, uma senhora de Acrelândia, carregando uma bebê de colo, veio à Rio Branco pela quinta vez para buscar a sua carteira de identidade e foi informada pelo IML que não estava pronta porque a película que cobre a carteira está em falta. Há dois meses, ela deu entrada no pedido do RG (Registro Geral)”, contou a parlamentar.
Por esse motivo, Eliane criticou Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre o aumento de 100% na taxa de emissão da 2° via da carteira de identidade. Caso o projeto seja aprovado, o valor da emissão da 2° via do RG vai passar de R$ 22 para R$ 57, 52.
“Para aumentar o valor da emissão da 2° via do RG, o Governo é bom, mas para cumprir os prazos da entrega desse RG, não é. Esse Governo não sabe o que é eficiência no Serviço Público”.
Sinhasique ressaltou que esse atraso na entrega do documento é corriqueiro. “Quando não é um papel muito pequeno que tem que ser devolvido, é a tinta à base de cera que deu enormes prejuízos aos cofres públicos. Essa tinta derreteu e borrou inúmeras carteiras de identidades dos acreanos”.