População carcerária do Acre aumentou mais de 15% de 2015 a junho de 2016, aponta estudo

Números são do Infopen, divulgado pelo Ministério da Justiça.Em 2015, Acre tinha 4.649; um ano depois, população carcerária subiu para 5.364.


Dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) apontam um aumento de mais de 15% na população carcerária do Acre. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Justiça e os números são de 2015 até junho de 2016.


O Infopen compila os dados penitenciários de todo Brasil desde 2014. Do primeiro ano contabilizado até o último levantamento, o Brasil aumentou a população carcerária em 726,7 mil presos em 11 anos.


Em 2015, a população carcerária no Acre era de 4.649 presos, destes, 1.543 esperavam condenação. Até junho de 2016, o número de presos subiu para 5.364 , sendo que 1.989 mil são provisórios.


O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Aberson Carvalho, atribuiu esse aumento da população carcerária ao trabalho feito nas ruas pelas polícias.


“Esse crescimento é provado pelo movimento que existe nas relações das drogas, questão do tráfico e outros. As polícias prendem muito, o número de presos provisórios é grande, e esse aumento é devido ao trabalho desenvolvido pela Segurança Pública”, afirmou.


Apesar do aumento, o diretor garantiu que os presídios do estado oferecem uma estrutura humanitária para os detentos. Ele comentou ainda sobre o déficit de vagas apontado pelo estudo. Segundo o Infopen, o Acre tem um deficit de quase três mil vagas.


“O déficit estamos solucionando com as construções, vamos gerar mais de 2 mil vagas no próximo ano. Começamos o processo de construção já no [Presídio de Segurança Máxima] Antônio Amaro, também em Tarauacá e estamos no início das obras em Sena Madureira, e em Rio Branco também vamos começar a construção de novas áreas. Estamos com um investimento de R$ 33 milhões para a construção de novas áreas, que vão zerar esse déficit”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias