Receita usa ingredientes típicos da região. Prato pode ser saboreado durante festival.
Uma iguaria tipicamente acreana chama a atenção no Festival Gastronômico Sabores do Acre. O peixe na crosta, feito com farinha de coco e castanha, está chamando a atenção de quem passa por algum estabelecimento participante.
Com o tema “Do Seringal à Capital”, o evento iniciou na última sexta-feira (1º) e tem como proposta homenagear e aguçar a memória afetiva dos acreanos.
O peixe usado na receita é o filhote, típico de água doce e muito consumido na região Norte. Para preparar a receita, é necessário limão, pimenta do reino, coentro picado, filé do filhote – o tamanho e porção são escolhidos por quem vai fazer – castanha do brasil e farinha de coco.
Alexandra Sousa, chef de cozinha, explica que a primeira etapa é o tempero, preparado com pimenta, sal e limão.
“A castanha [que deve ser ralada ou passada em um processador] deve ser misturada com coco, coentro e untada na margarina. Depois, é preciso formar a crosta sob a fatia do peixe e levar ao forno durante 40 minutos”, ensina Alexandra.
Após o tempo no forno, o peixe é levado ao prato e é montado com uma salada de alface, tomate e rúcula.
O Festival Gastronômico Sabores do Acre segue até domingo (10) nos restaurantes que participam do evento. Além de homenagear e aguçar a memória afetiva dos participantes, o projeto pretende ajudar na divulgação dos pratos típicos do Acre e auxiliar no crescimento de pequenos produtores.