Panetones salgados também podem levar recheio de frango, queijo, peito de peru, carne seca e até calabresa.
O Natal vai se aproximando e entra em cena ele, que é símbolo desta época do ano: o panetone. E é fácil encontrar por aí panetone de frutas cristalizadas, trufado, com gotas de chocolate e outros. Mas já pensou em provar um panetone com recheio de bacon? O chef Tarcísio Futerko, que prepara essa receita, diz que o panetone salgado é uma opção pra quem quer fugir do tradicional.
“É incomum encontrar, no final de ano, nas prateleiras um panetone salgado, com recheio de frango, trufado com requeijão. Isso é raro. Então, pensei que pudesse ser bacana fazer um panetone salgado este ano”, conta o chef.
E as possibilidades com o panetone salgado são muitas, segundo ele. Dá pra apostar no recheio de frango, queijo, peito de peru, carne seca e até calabresa. “Essas receitas já existem. Fizemos a de frango trufado com requeijão. Mas temos outras receitas com bacon, presunto. Todas essas dá pra fazer”, diz Futerko.
O chef também conta que a receita tem sido bem recebida e disse estar surpreso com a reação, já que o panetone salgado é uma novidade pouco conhecida na região. “É bom para o público saber que dá pra fazer essa receita para o Natal”, completou.
Confira a receita:
Panetone salgado
Ingredientes
– Farinha de trigo 2000g
– Açúcar refinado 300g
– Batata cozida amassada 600g
– Fermente biológico Ins. seco 60g
– Creme de cebola em pó 20g
– Sal 20g
– Margarina 160g
– Ovos 4 unidades
– Leite líquido 700ml
Recheio
Os recheios são opcionais. Em caso de dúvidas, o chef sugere frango, calabresa, carne seca, presunto, queijo, bacon, peito de peru ou outro.
Dica do chef: Esses recheios devem ser acrescentados no processo de batimento da massa. Depois de o panetone pronto, pode ser feito um corte fundo e recheado com catupiry.
Modo de preparo:
1 – Pese todos os ingredientes.
2 – Coloque na masseira a farinha de trigo, sal, açúcar, fermento, creme de cebola em pó. Misture em velocidade 1, por dois minutos.
3 – Vá adicionando ovos e leite aos poucos. Em seguida, acrescente a batata cozida e o recheio de preferência. Passe para a velocidade 2 e deixe bater até a massa ficar lisa e homogênea.
4 – Deixe a massa descansar por 10 minutos, coberta com papel filme. Divida a massa em peças de 550g e boleie.
5 – Arrume em assadeiras e leve para armário fechado para fermentar até dobrar o volume.
6 – Depois de fermentar, pincele com ovos, polvilhe queijo ralado ou gergelim, se desejar. Asse em temperatura de 150º, se for forno tipo turbo, por 35 minutos e, 180º em forno tipo lastro, por 45 minutos.