Imagem mostra condições cachorro debilitado. Departamento de Zoonoses de Rio Branco notificou proprietário dos bichos, segundo a ONG.
Após dois cachorros que estavam abandonados em uma casa há cerca de 40 dias serem encontrados nesta sexta-feira (1) em Rio Branco, a Associação Patinha Carente formalizou uma denúncia contra o proprietário dos animais por maus-tratos no Ministério Público do Acre (MP-AC). Sem água, comida e cuidados necessários, um dos bichos foi achado debilitado, magro e doente.
Os cães, uma cadela da raça pitbull e outro pinscher, estavam em uma residência no bairro Procon, em Rio Branco. Uma pessoa soube do caso, registrou o abandono em vídeo e fez a denúncia por meio da página da ONG Patinha Carinha no Facebook.
O vídeo mostra a pitbull deitada e aparentemente fraca. Nas imagens, de pouco segundos, percebe-se que não há nenhum recipiente com água ou ração.
Vanessa Facuntes, presidente da associação, conta que a ONG entrou em contato com a Polícia Militar, Departamento de Zoonoses de Rio Branco e MP-AC. Após ser informado do caso, o departamento enviou um veterinário até o local para averiguar as condições em que os animais se encontravam. Porém, os animais permaneceram com o proprietário.
“A gente conseguiu o contato dos proprietários da casa [que é cedida para o dono dos cachorros] e eles foram até lá para o veterinário entrar, o dono também foi. O rapaz foi notificado pelo veterinário e o Departamento de Zoonoses, que fez a constatação e o parecer, também o denunciou por maus-tratos ao MP-AC. Mas, o rapaz quis continuar com a cachorra [pitbull]”, contou Vanessa.
Segundo a presidente da ONG, o profissional do Departamento de Zoonoses fez um acordo com o proprietário para que os bichos continuassem com ele. Entretanto, foi exigido que o pitbull recebesse tratamento de saúde adequado. “Ele contratou um veterinário e amanhã o Zoonoses vai até lá conferir se ele realmente está tratando”, conta.
Vanessa relatou que, caso o proprietário dos cachorros não cumpra com o que foi acordado, os bichos vão ser retirados dele e encaminhados para outro local, onde os cuidados necessários vão ser prestados. Além disso, ele pode ter a denúncia de maus-tratos agravada se não oferecer tratamento aos cães. “A cadela pitbull está muito magra e doente e ela é bem velha”, finalizou.