No Acre, quase 2 mil inscritos no Enade compareceram aos locais de prova no último domingo (26)

Do total de inscritos no estado, apenas 20,65% não fizeram o exame. Oito cidades tiveram aplicação das provas.


Das 2.508 pessoas que se inscreveram para fazer as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 no Acre, 1.990 delas compareceram aos locais de aplicação. O número representa um índice de 79,35% de presentes.


Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que apenas 518 alunos do Ensino Superior, ou 20,65% dos inscritos, deixaram de participar do teste, aplicado no último domingo (26).


Ao todo, oito municípios acreanos tiveram a aplicação das provas. No Acre, 19 instituições de Ensino Superior foram avaliadas no Enade. Nesse universo, 90 cursos de graduação passaram pela avaliação proposta pelo exame.


As provas do Enade 2017 foram aplicadas para um conjunto de universitários de carreiras selecionadas pelo Inep. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e consiste em uma avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário do estudante.


O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.


Além dos estudantes, os cursos de graduação, também são avaliados pela prova, que é composta de 40 questões, sendo 10 da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área. As duas partes têm questões discursivas e de múltipla escolha.


O componente de formação geral tem 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já o componente específico de cada área ou curso superior de tecnologia avaliado tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.


Neste ano, o Enade foi aplicado aos estudantes concluintes para os seguintes cursos:

Bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, Sistema de Informação.


Bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química.


Licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia.


Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner 970x250 (7)

Últimas Notícias