Somente 23% dos entrevistados vão usar 13° para quitar dívidas. Pesquisa da Fecomércio-AC ouviu 233 pessoas na capital acreana.
Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) aponta que 41% dos entrevistados pretendem usar o 13° salário para fazer as festas de Natal e Réveillon em Rio Branco.
Apenas 27% dos ouvidos pelo levantamento afirmaram que vão guardar parte da renda extra para pagar contas no início de 2018 (IPTU, IPVA e compra de material escolar) ou fazer alguma espécie de investimento financeiro. Somente 23% das pessoas ouvidas vão utilizar o 13° para quitar dívidas.
O estudo da instituição foi feito entre os dias 7 e 8 de dezembro e ouviu 233 pessoas economicamente ocupadas. A intenção era saber a opinião da população sobre a aplicação do salário extra em meio a crise econômica.
De acordo com a pesquisa, 74% dos 233 entrevistados têm carteira assinada. Já 24% deles trabalham sem contrato formal e 19% não recebem o 13°. Desse total, 46% recebem a primeira parcela do 13° em agosto e a segunda em dezembro.
Já outros 22% ganham a primeira parcela no mês de aniversário e a segunda até o dia 20 deste mês. Quando questionados sobre o sentimento da renda extra, 81% afirmaram que se sentem alegres por aguardar o bônus. Os ansiosos e tristes por deverem toda a renda extra representam 9%, respectivamente.
Valor médio
A pesquisa mostra ainda que 77% vão receber o 13° neste mês com um valor médio a de um salário mínimo. Outros 20% vão ter o abono abaixo de dois salários. Apenas 3% dos entrevistados aguardam um 13° acima de dois salários mínimos.