Ícone do site Ecos da Noticia

Jovem que fugiu e denunciou namorado da mãe por abuso deve ir para lar provisório; homem nega acusação

Autônomo diz que nunca ficou sozinho com a jovem. Adolescente sumiu de casa no dia 10 de novembro e usou Facebook para fazer denúncia.

A adolescente de 13 anos que sumiu após dizer que o namorado da mãe abusou dela deve ser encaminhada para um lar provisório onde vai ficar com uma mãe que vai ter a guarda provisória dela. A informação é da advogada da menor, Joana D’arc. Ela afirma que aguarda apenas o despacho do juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco.


O despacho, segundo Joana, ainda não saiu devido a unidade estar de mudança para a Cidade da Justiça, informação que foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) nesta quinta-feira (30). A adolescente também é acompanhada pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público do Acre (MP-AC), mas o órgão informou que não vai comentar o caso.


“Devido à gravidade dos fatos constatados, ela não vai voltar para a casa. Diante desse atendimento no CAV, ela foi acompanhada por mim, e pela nova mãe dela. Ela vai ter uma mãe provisória até o final do processo. Quando se falou em abrigo ela quase desmaiou e percebeu-se que psicologicamente não têm condições de ir para um abrigo. Ela [vítima] deixou claro que se mataria se fosse para um abrigo”, afirma a advogada.


Homem nega abusos

O autônomo, que não quis ser identificado, nega os abusos e afirma que está indignado com as acusações. Ele diz que namora há quase oito anos com a mãe da jovem e afirma que nunca ficou sozinho com a adolescente e nunca foi na casa da namorada sem que ela estivesse no local.


A delegada de Polícia Civil Elenice Frez, responsável pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), informou que emitiu uma notificação com a finalidade de localizar a vítima e os pais dela para prestarem esclarecimentos.


“No dia em que ela fez as postagens fomos a mãe dela e eu na delegacia. Nos pronunciamos lá. Estou aguardando ser chamado para ser ouvido. Eu nego tudo, é invenção dela, nunca houve isso”, afirma o autônomo.


Menina fez postagem dizendo que saiu de casa por vontade própria (Foto: Reprodução/Facebook)

Menina fez postagem dizendo que saiu de casa por vontade própria (Foto: Reprodução/Facebook)


O homem diz que os vizinhos estão indignados com as acusações contra ele e que a vítima e a mãe iam à casa dele no máximo uma vez por mês e sempre acompanhadas da responsável e também por outras irmãs.


“Nunca fiquei, em qualquer momento que seja, sozinho com ela. A menina nunca procurou um parente até hoje e nem a mãe dela. Essa situação é muito triste, jamais imaginei que passaria por algo como isso”, diz.


Mãe rebate acusações

A mãe voltou a rebater as acusações e diz não entender os motivos de a filha acusar o namorado dela. A doméstica conta que até o momento não teve nenhum contato com a adolescente e nem sabe onde ela está.


“Já fazem 20 dias que não tenho nenhum contato com ela. A gente fica se sentindo muito mal, pois não sei nem mesmo com quem ela está. A situação é muito difícil. Se conseguisse falar com ela pediria para ela voltar para casa para sermos uma família como éramos”, lamenta.


A doméstica continua o relacionamento com o namorado e diz que os dois continuam morando em casas separadas e confirma que em nenhum momento ele ficou a sós com a filha. “Não sei porque ela está com essas conversas, não sei quais foram os motivos dela, mas ela sabe que isso não é verdade”, afirma.


Adolescente afirma que desativou Facebook por orientação de advogada (Foto: Reprodução/Facebook)

Adolescente afirma que desativou Facebook por orientação de advogada (Foto: Reprodução/Facebook)


Entenda o caso

A adolescente desapareceu no dia 10 de novembro e voltou a dar notícias em uma publicação no Facebook afirmando que havia saído de casa porque quis.


A jovem usou o espaço para fazer acusações de abuso contra o namorado da mãe dela. No dia seguinte, 16 de novembro, ela publicou no Facebook que desativaria o perfil na rede social, por orientação da advogada, e que iria até as últimas consequências para provar a ‘verdade’.


Sair da versão mobile