Em sessão nesta quarta-feira, a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul aprovou nova taxa para cobrança de coleta de lixo. Os valores vão de R$ 30,00 a R$ 150,00. Votaram a favor os vereadores Lucila, Chaguinha do Povo, Mazinho, Elenildo da Pesca, Alcenir, Clodoaldo, Antônio Cosmo e Keleu. “Definitivamente estão trabalhando para o povo”, ironizou um internauta.
“Ao invés de cobrar uma alta taxa de limpeza publica a prefeitura deveria copiar o trabalho de alguns Estados e Países, tendo em vista que o maior motivo das ruas sujas é a própria população jogando lixo em qualquer área da cidade. Poderia colocar caixas coletoras bem distribuídas na cidade com tampas para evitar aves e roedores”, desabafou o cidadão que é servidor municipal e pediu anonimato.
O projeto, de autoria da vereadora Lucila, tem aval do prefeito Ilderley Cordeiro (PMDB), e não mereceu a consulta da população antes de encaminhado à Câmara de Vereadores. O prefeito não fez campanhas pedindo á população que pague em dias suas taxas de IPTU, a fim de realizar a manutenção de ruas e calçadas.
Cidadãos, por meio das redes sociais, criticam a aprovação do projeto, e a virtual sansão, que deve ocorrer antes do Natal. Muitos ensinam que o prefeito deveria adotar um sistema eficiente de coleta de Lixo todos os dias, em todos os bairros da cidade. E, para o sucesso desta iniciativa, se valer de monitoramento eletrônico urbano em pontos estratégicos dos bairros, com multas aos moradores que jogam lixo nas ruas.
O prefeito não atendeu às ligações da reportagem em seu número institucional ( 68 99933–5711). vereadora Lucila não foi localizada.