Ícone do site Ecos da Noticia

Em Rio Branco, vacinação contra a raiva ocorre no Horto Florestal neste sábado (2)

Cães e gatos com mais de três meses podem ser vacinados. Donos dos animais devem levar a carteira de vacinação.


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Rio Branco estão vacinando, neste sábado (2), no Horto Florestal, cães e gatos contra a raiva. Os donos podem levar os animais até às 16h. Meta é vacinar 80% dos mais de 50 mil cães e gatos da capital acreana.


Podem ser vacinados animais com mais de três meses e os donos devem levar as carteiras de vacinação. Se o animal não tiver o comprovante, será feita uma nova carteira no ato da vacina. Para o Registro do animal e confecção do cartão de vacinação é necessário RG e comprovante de endereço do dono do animal.


Ainda neste sábado, equipes CCZ vão passar nas casas do bairro João Eduardo, na Baixada, para vacinar os animais. No próximo dia 9, a campanha vai estar na Praça da Vila Betel, em frente à Fundação Bradesco e o Centro também vai visitar as casas do Conjunto Esperança para vacinar os animais.


Além disse, a prefeitura informa que as vacinas vão estar à disposição no CCZ, na Rodovia AC-40 km 9, Benfica, das 7h às 14h.


Sobre a doença

A Raiva é causada por um vírus que afeta os mamíferos e seres humanos e os principais transmissores são morcegos, cães e gatos. O vírus rábico, contido na saliva do animal, penetra no organismo principalmente por meio de mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.


Os sintomas são apatia, falta de apetite, febre, progredindo para agressividade, sensibilidade à claridade e convulsões. A doença não tem cura e pode levar à morte. Somente a vacinação pode prevenir a doença.


Sair da versão mobile