Prefeitura afirma ter reutilizado materiais de outros anos e estima economia de 40%. Programação cultural inclui apresentações de música, dança e teatro.
Apesar de não ser muito diferente do que se viu em anos anteriores, a capital acreana recebeu a tão esperada decoração de Natal. As luzes foram acesas nesta quarta-feira (6) na Praça da Revolução, Centro da capital. Na ocasião, a prefeitura também lançou a programação cultural de fim de ano.
Os enfeites utilizados em anos anteriores foram reaproveitados para evitar gastos, de acordo com a prefeitura. Além disso, R$ 60 mil foram licitados para a compra de novas lâmpadas para a decoração. A prefeitura estima uma economia de 40% em relação a 2016.
O presépio de Natal foi mantido e, para fazer a alegria das crianças, o Papai Noel também apareceu. A funcionária pública Lúcia Gomes aprovou a decoração natalina. Para ela, a materialização do simbolismo melhora os sentimentos. “Estamos felizes e as crianças se animam”, afirma.
Cristina Oliveira, funcionária pública, também gostou dos enfeites na Praça da Revolução. Ela diz que o período do Natal é a época do ano que ela mais gosta. “Está tudo lindo, adorei”, comemorou. Já Clauderson Ferreira, que também é servidor público, lembrou que a praça fica mais atrativa.
A programação conta também com apresentações de música, dança e teatro na Praça da Revolução e em alguns bairros da cidade. Sérgio Carvalho, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), fala que as atividades culturais também são alusivas aos 135 anos de fundação de Rio Branco.
“É um final de ano cultural. Toda sexta, sábado e domingo vamos ter atividades na Praça da Revolução. Também nos bairros vão ser feitos saraus culturais toda sexta. No final do ano a gente entra na semana do aniversário da cidade, quando Rio Branco faz 135 anos”, lembrou Carvalho.
As atrações alusivas ao Natal foram comemoradas pelos comerciantes. Edinéia Lima, que tem um comércio no local, lembrou que os empreendedores passam o ano inteiro aguardando a data. “A gente espera esse momento para melhorar o movimento aqui”, finalizou.