A farofa é um prato típico do brasileiro e se esse brasileiro nasceu no Acre, aí então é um prato praticamente obrigatório nas refeições. Mas, nas festas de fim de ano não dá pra servir aquela farofinha simples do dia a dia.
Tem que caprichar na preparação e também na apresentação do prato. E a chef de cozinha Fernanda Ferreira vai ensinar uma farofa tipicamente acreana que leva:
- 70g de bacon;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 1 colher de manteiga;
- 2 bananas compridas fritas ;
- 50g de azeitona ; 50g de ervilha ;
- 90g de castanha laminada;
- 400 g de farinha; sal e pimenta do reino a gosto e cebolinha a gosto.
Vai do gosto de cada um, mas a farofa sempre está presente na ceia de Natal. Tem gente que serve como acompanhamento, outros como recheio do peru, por exemplo, mas a farofa está sempre presente.
A gente vai aprender uma das receitas possíveis pra essa ceia. “A gente vai preparar uma farofa com castanha do Brasil, banana da terra frita e bacon. Vai ficar saborosa e colorida”, diz animada.
E não tem muito mistério. O primeiro passo é colocar o bacon, até ele ficar bem sequinho. “A gente tira, acrescenta cebola, o alho, a pimenta do reino, a manteiga, a castanha, a ervilha e a banana”, orienta.
Tão gostosa que a equipe do Jornal do Acre 1ª edição aprovou a dica para a ceia de natal e a chef pondera. “A crocância da castanha, o adocicado da banana agrada a todos”.