Ícone do site Ecos da Noticia

Com chegada do fim do ano, Hemoacre pede doadores para reforçar estoque em banco de sangue

Para atender demanda, o Hemocentro vai funcionar durante os feriados do Natal e Ano Novo.


Para reforçar o estoque de sangue neste fim de ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) pede aos doadores que procurem a unidade para fazer doações. Para atender a demanda, o hemocentro vai funcionar durante os feriados do Natal e Ano Novo, com exceção dos domingos.


Com a meta de 35 doações por dia, a unidade recebe em torno de 15 a 25 doadores diariamente. A preocupação, segundo a enfermeira responsável pela Captação, Quésia Nogueira, é que esse número diminua por causa dos feriados.


“Estamos preocupados porque, a partir da semana que vem, o foco das pessoas muda para o Natal, para as férias e o recesso. Estamos divulgando imagens nas redes sociais para que as pessoas compareçam para doar”, reforça a enfermeira.


A gerente do centro, Elba Luiza, ressalta que todos os tipos sanguíneos são necessários para garantir que o estoque possa atender as necessidades durante o período.


“Para a gente manter um número confortável, queremos manter ao menos 75 bolsas por três dias em estoque, sem ser aqueles liberados para as agências”, explica a gerente.


Após fazer a coleta das doações, o Hemoacre faz os exames necessários para saber se o sangue pode ser doado e em seguida é feita a estocagem. Após liberação, as doações são encaminhadas para as agências receptoras, que preparam o sangue para o paciente.


Em Rio Branco, recebem as agências receptoras são: Hospital das Clínicas; o completo do Hospital Infantil e Maternidade Bárbara Heliodora; Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e ainda o Hospital Santa Juliana. Segundo Elba, as agências liberam o sangue para o paciente conforme prescrição médica.


O Hemoacre vai estar com uma unidade nesta sexta-feira (15) em frente ao Batalhão da Polícia Militar, no Centro da cidade, das 8h30 às 11h30. No próximo dia 21, a unidade móvel vai estar no município de Plácido de Castro para fazer a captação dos doadores.


Para doar, os interessados devem procurar o Hemocentro e apresentar carteira de identificação válida em todo o país. Menores de idade também podem fazer doações, desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis.


O Hemoacre funciona das 7h às 19h e as doações começam a ser captadas a partir das 7h15 até as 18h30. O hemocentro fica na Avenida Getúlio Vargas, n 2.787. Para mais informações, o Hemoacre disponibiliza o telefone (68) 3228-1494.


Sair da versão mobile