Ícone do site Ecos da Noticia

Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional por telefone a pessoas no Acre

Programa ajuda pessoas com depressão e outros problemas emocionais. No Acre, serviço funciona desde setembro deste ano.


Ajudar quem tem depressão ou outros problemas. Essa é a missão do Centro de Valorização da Vida (CVV) no Acre. O programa, que começou a funcionar em setembro deste ano no estado, oferta apoio emocional por meio de atendimentos feitos por telefone sob total sigilo e segurança.


Isa Cristina, voluntária no Centro de Valorização da Vida em Recife, Pernambuco, explica que os profissionais que oferecem atendimento são capacitados para ajudar as pessoas, principalmente as que pensam em suicídio. Segundo ela, os voluntários têm apenas um objetivo ao atender uma chamada.


Isa é acreana mas mora no Nordeste há um bom tempo. Ela voltou ao estado para divulgar as ações do CVV. “Estamos para ouvir desabafos, o que estiver incomodando. A gente não trabalha com conselhos e nem somos psicólogos. Estamos para ouvir, compreender, dar atenção e o que precisar.


A voluntária explica que todo tipo de problema aparece quando alguém solicita ajuda. Ela fala ainda que relacionamentos rompidos e solidão, por exemplo, são fatores que causam tristeza nas pessoas e muitas delas não conseguem lidar com o sentimento.


“O CVV surgiu para dar oportunidade para as pessoas falarem sobre seus problemas sem medo de serem julgadas. Ao ligarem, elas podem falar de qualquer assunto, qualquer angústia que elas estejam sentindo. Nossa função é apenas ouvir”, reforça a voluntária.


Isa pontua que a intenção das escutas é fazer com que as pessoas reflitam sobre seus problemas e estimulem elas a tomar a própria decisão de buscar ajuda. De acordo com ela, quando alguém está muito nervoso durante a ligação, os voluntários ajudam a pessoa a se acalmar e pensar melhor.


“O 188 [canal de atendimento do CVV] é um serviço sigiloso, a pessoa não precisa se identificar. Quando alguém liga, qualquer pessoa do país pode atender. A pessoa pode ficar à vontade que ela não vai ser julgada e nem vai receber indicação de nada”, finaliza Isa Cristina.


Sobre o CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973.


O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Quem precisar do serviço pode entrar em contato pelo número 188.


Sair da versão mobile