Menino de Tarauacá chegou em São Paulo no dia 25 de novembro. Médicos vão avaliar se tumor é benigno ou maligno, diz pai.
Após campanhas e venda de rifas, o pequeno Lucas Fonseca, de 2 anos, conseguiu passar pela cirurgia para a retirada do tumor no olho esquerdo.
O material retirado também deve passar por biópsia para que seja constatado se o tumor era maligno ou benigno. O procedimento foi feito no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (5).
A família, que mora em Tarauacá, interior do Acre, descobriu que o menino estava com um tumor no olho esquerdo e precisava viajar para fazer exames. O pai do menino, José André, explica que há mais ou menos um ano percebeu uma dilatação no olho de Lucas, mas que logo desapareceu. Porém, após uma conjuntivite os olhos incharam e o esquerdo continuou volumoso.
Uma ressonância diagnosticou o tumor. As passagens até o hospital em São Paulo foram conseguidas através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o dinheiro arrecadado nas campanhas ajudou nos gastos com a viagem.
“A cirurgia foi bem sucedida. O material foi levado para análise, mas, pela experiência dos médicos aqui, o tumor é benigno. Vamos permanecer por alguns dias aqui em São Paulo. Depois, retornamos ao Acre e vamos ficar fazendo acompanhamento constantemente. Mas, graças a Deus, a batalha do Lucas já caminha para um final feliz”, conta o pai.
Após a cirurgia pela manhã, André disse que o garoto acordou, comeu e voltou a dormir. Ele também está com um inchaço no olho devido ao procedimento, mas o pai disse que ele está bem e tranquilo. O resultado da biópsia deve sair nos próximos dias.