Agricultores de um ramal que fica às margens da rodovia AC-10, que liga Rio Branco a Porto Acre, bloquearam a estrada na tarde desta segunda-feira, dia 11, em protesto às visitas de técnicos da Secretaria de Habitação e Interesse Social (Sehab), que teriam ido à comunidade.
Uma das manifestantes conversou com a reportagem por telefone, mas pediu para não ter o nome divulgado, pois teme represálias. “Os fiscais da Sehab vieram aqui e ameaçaram tirar o pessoal. Eles saíram do ramal e fecharam a estrada. Tem muitos carros e só vão sair daqui quando a imprensa chegar e for feito um acordo”, conta.
O ac24horas tentou contato com a Sehab, para apurar se os técnicos que estiveram no local são de fato da pasta, mas o telefone não foi atendido. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não soube informar se uma guarnição do batalhão especializado já havia sido enviada ao local.
A área de terra reivindicada pelos manifestantes seria o chamado Loteamento Novo Cruzeiro, nas proximidades da fábrica de café, logo após o trevo que dá acesso a Porto Acre. No local, pelo menos 200 famílias vivem há vários meses. Pelo menos três mandados de reintegração de posse já foram cumpridos no local.