Categoria deflagrou greve em 20 de novembro e pede o cumprimento de acordos firmados durante a greve de 2015.
Os técnicos http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac) permanecem em greve por tempo indeterminado. Nesta quarta (29), os servidores completam nove dias de paralisação após deflagrarem a greve no último dia 20 de novembro. A greve foi aprovada pelos funcionários durante uma assembleia realizada no último dia 14 de novembro.
Ao G1, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Terceiro Grau do Acre (Sintest-AC), Tadeu Coelho, disse que o Governo Federal já sinalizou que pretende ouvir as reivindicações da categoria. Segundo ele, o comando de greve foi recebido em Brasília (DF) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
“Já tem uma prévia de que vai haver um diálogo. Não têm prazos determinados e sabemos que tão logo o Congresso entre em recesso, provavelmente a greve se estende também”, explicou o presidente do Sintest-AC.
No Acre, a categoria deve cumprir agenda conforme orientação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).
“No dia 5 de dezembro, vamos participar dessa greve que estão chamando de greve nacional de todos os seguimentos federais. Então, estaremos juntos com os demais servidores públicos nessa manifestação”, destacou.
Reivindicações
Entre as reivindicações da categoria estão a discussão contrária à nova reforma da Previdência, o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e acordos firmados durante a greve de 2015 e que ainda não foram cumpridos, como a qualificação do servidor e o fortalecimento do plano de carreira.
A pauta também inclui o aumento da contribuição previdenciária e a reforma http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativa que afeta diretamente os planos de carreira dos servidores públicos, além de uma avaliação que pode tirar a estabilidade do servidor com a exoneração.