Serão realizadas palestras, orientações e exames voltados para o público masculino durante este mês.
A Secretaria Municipal de Saúde tem expectativa de atender mais de 2,8 mil homens nas ações programadas para o Novembro Azul, campanha nacional voltada para o combate ao câncer de próstata em Cruzeiro do Sul. Serão realizadas palestras, orientações, atendimentos médico e odontológico nas 32 unidades básicas de saúde da cidade.
O coordenador da Saúde do Homem, Gilmar Giles, disse que as ações vão começar a partir do dia 10 deste mês. “Aí começam os atendimentos, será dada uma atenção especial ao público masculino da nossa cidade”, afirmou.
No dia 14, será realizado um atendimento especial em uma clínica de reabilitação voltado para o público masculino, 16 homens vão ser atendidos. “Vamos fazer esse atendimento porque trata-se de um público que dificilmente chega a ter essa atenção voltada antes da internação e agora tem o receio de ir”, complementou Giles.
Além das consultas, palestras estão organizadas para ocorrer do dia 16 a 22 nas Escola Craveiro Costa, Valério Caldas, Universidade Federal do Acre e na Cidade da Justiça. As atividades são voltadas para informações sobre o câncer de próstata, que é o segundo que mais mata homens, ficando apenas atrás do câncer de pulmão.
“As palestras são importantes para que as pessoas saibam da importância de diagnosticar cedo a doença”, acrescenta o coordenador.
O encerramento vai acontecer no dia 30 de novembro com uma passeata e ações culturais na praça da cidade.