Cecon ofertou exames gratuitos e sem agendamento durante todo o mês. Procura foi tanta que exames continuam sendo ofertados.
A procura pelos exames de mamografia em Rio Branco superou as expectativas durante a campanha do Outubro Rosa em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi confirmada pela gerência do Controle Oncológico do Acre (Cecon). Este ano foram realizados 1116 exames e no ano passado 581.
No mês de outubro, ao menos 150 mulheres procuraram por dia o Cecon na capital acreana para fazer o exame. A campanha acabou, mas o centro vai continuar atendendo mulheres de 50 a 69 anos sem agendamento.
A dona de casa Maria Baca conta que soube da campanha depois de ter assistido palestras e não pensou duas vezes em fazer o exame de mamografia gratuito. Ela falou que levou a irmã e que pretende levar as outras mulheres da família para aproveitar a oportunidade.
“A gente tem que fazer, mas em casa também é importante examinar as mamas. Tinha mais de dois anos que eu não fazia e vou avisar para a minha outra irmã vir e aproveitar”, falou.
A gerente de Assistência do Cecon, Carina Souza, disse que os dados são positivos, já que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura.
“Com a campanha Outubro Rosa e a divulgação da oferta da mamografia no Cecon a gente conseguiu chegar até as mulheres e fazer com que eles procurassem o serviço. Nós sabemos que a prevenção é melhor saída e quanto mais cedo eu conseguir fazer o diagnóstico de uma lesão maiores são as chances de cura”, alertou.