Locais serão monitorados e faixas podem ser ampliadas para outros locais da cidade. ‘A impressão é que existe um obstáculo’, diz motorista.
Assim como uma cidade em Mato Grosso, a 1ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) resolveu implantar faixas em terceira dimensão (3D) em algumas avenidas de Cruzeiro do Sul. O órgão escolheu três locais de muita circulação para experimentar a ideia.
O objetivo, segundo o órgão, é dar maior visibilidade às faixas, o que deve garantir mais segurança aos pedestres. Os locais escolhidos foram uma avenida na escola Cristão Cruzeiro, outra próxima a uma creche e outra em frente a Catedral no centro da cidade.
O chefe da Ciretran, Valdeci Dantas, diz que a medida deve despertar os motoristas para um trânsito mais seguro.
“Essa faixa em 3D cria um impacto visual maior. Isso deve alertar mais o condutor em relação a existência da faixa de pedestres nestes locais. Queremos que o condutor tenha um sentido de alerta em relação a faixa”, diz.
Mariano Barros gostou da ideia e diz que a faixa 3D já faz com que o motorista comecem a frear bem antes da faixa.
“A impressão é que existe um obstáculo que a gente vai chegando perto. Antes o pedestre tinha que sair correndo. Com essa nova faixa, quem está conduzindo o veículo vai ter que, por impulso, já frear bem antes. Isso deve evitar acidentes nestes locais”, acredita.
A princípio, estes locais serão monitorados e, caso seja verificado um melhor comportamento, as faixas serão ampliadas para outros pontos da cidade.