Os soldados Jedean de Oliveira e Jardeson Magalhães foram presos em flagrante na noite desta terça (31). Coronel diz que Exército vai apurar se houve transgressão disciplinar.
Os soldados do Exército Jedean de Oliveira e Jardeson Magalhães, ambos de 19 anos, podem ser expulsos da corporação. A dupla foi presa em flagrante na noite de terça-feira (31) após cometerem um assalto em Rio Branco. O comandante do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), coronel Wellington Valone, disse que o Exército vai abrir, ainda nesta quarta (1), um processo http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo que pode resultar na expulsão deles.
O coronel destacou que há diferenças entre a apuração do crime comum que é feita pela Polícia Civil em relação ao processo http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo que vai apurar se houve uma transgressão disciplinar. Caso seja comprovado que houve essa transgressão, os soldados devem ser punidos de forma branda, como uma repreensão, ou, dependendo da gravidade, com a expulsão.
“Acompanhamos o processo da Polícia Civil pois, como são militares, temos a obrigação de acompanhar a situação deles perante à Justiça comum. Porém, o processo http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo corre em paralelo e tem resultado independente da apuração do crime comum”, explica o coronel.
Valone destaca ainda que o Exército não tinha qualquer conhecimento de má conduta dos soldados fora da corporação. Ele destacou que a dupla foi encorporada em março deste ano e ainda está cumprindo o serviço militar obrigatório.
“Não tínhamos conhecimento de nada relacionado à conduta deles fora, pelo contrário, são soldados que até o presente momento apresentavam a conduta normal dentro da atividade militar, cumpriam suas missões normalmente e participavam de atividades operacionais e http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativas sem demonstrar nenhum tipo de conduta errada”, destaca.
Entenda o caso
Jedean de Oliveira e Jardeson Magalhães foram presos na noite de terça (31) após assaltarem um jovem nas proximidades do shopping de Rio Branco. A vítima contou que estava indo pagar uma conta, quando foi abordada pelos dois.
“Meu celular tocou e quando eu tirei, um deles bateu nas minhas costas pedindo o aparelho. Como não vi arma, não dei o celular. Foi quando o outro bateu de novo e sacou meu celular e estavam indo para o Segundo Distrito”, contou a vítima, que não quis se identificar.
Não foi encontrada arma com os dois, mas estavam em posse de vários celulares. Os aparelhos e os dois homens foram levados para a Delegacia de Flagrantes (Defla).