De agosto até 27 de novembro foram notificados 421 casos, dos quais 102 foram confirmados. O mês de novembro teve 185 notificações, contra 109 em outubro.
Nos últimos quatro meses, a Coordenação Municipal de Endemias de Cruzeiro do Sul registrou um aumento no número de casos de dengue na cidade. De agosto até 27 de novembro foram notificados 421 casos, dos quais 102 deram positivo.
O mês de novembro é o que teve mais notificações, com 185, contra 109 de outubro – um aumento de 70%. Porém, os casos confirmados em novembro foram 11 contra 44 em outubro.
Os dados preocupam Muana Araújo, coordenadora de Endemias. De acordo com ela, o acréscimo das notificações já deixa um alerta para a população.
“Estamos num momento propício para o desenvolvimento do mosquito devido à quantidade de chuvas e a população tem um papel importante. O Ministério da Saúde preconiza que as visitas domiciliares precisam ser feitas a cada 44 dias úteis. Levando em consideração a biologia do mosquito, se faz necessário que cada morador seja responsável pelos eu imóvel”, explica.
Ela pontua que os moradores precisam fazer limpeza de depósitos de água a cada sete dias para que o mosquito não se desenvolva. Recipientes também devem ser mantidos tampados.
“Se o mosquito não tiver contato com água, não se desenvolve. Tem também a questão do lixo nas residências, que precisa ser devidamente acondicionado”, finaliza.