Evento ocorre entre 1º e 10 de dezembro em 21 estabelecimentos do setor gastronômico. Ideia é incentivar o turismo e promover a gastronomia local.
Para homenagear e aguçar a memória afetiva dos acreanos, Rio Branco recebe de 1 a 10 de dezembro, o Festival Gastronômico Sabores do Acre. Com o tema “Do Seringal à Capital”, o evento foi lançado nesta segunda-feira (27) no auditório do Sebrae.
“É muito importante porque ele movimenta tanto a gastronomia quanto o turismo. É um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o governo do estado. A gente está mostrando que nas nossas origens temos muita riqueza e que essa riqueza pode ser aproveitada para fortalecer esse segmento da gastronomia”, explica a diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sidia Gomes.
Serão dez dias dedicados à gastronomia regional. O festival ocorre nos próprios estabelecimentos participantes. “Tem 21 participantes e eles funcionarão nos seus próprios estabelecimentos no horário de funcionamento que eles já atendem. A ideia é incentivar o turismo e promover a gastronomia local”, destaca a gestora de gastronomia do Sebrae, Ruana dos Santos.
A segunda edição do projeto promete trazer, por meio da culinária acreana, pratos que relembrem a história do estado. Para os chefs de Rio Branco, esse festival será inesquecível para o povo acreano e também para os turistas – já que a ideia é relembrar um pouco de história.
“Cada restaurante oferece uma comida que se identifica com o paladar acreano, como é o caso do pirarucu à moda antiga, como se comia antigamente. O nosso restaurante vai oferecer uma releitura da moqueca. Vamos fazer um ravióli recheado com pirarucu, com molho de coco e perfume de dendê, uma coisa bem sútil e suave. Mas, além disso, ofereceremos comidas de carinho, como capitão, aluá e a maionese de mamão verde”, pontua a chef Izanelda Magalhães, do Jannu’s Bistrô.
O evento também pretende ajudar na divulgação dos pratos típicos do Acre, além de ajudar no crescimento de pequenos produtores, segundo a coordenadora gastronômica, Patrycia Coelho.
“Temos aqui o desenvolvimento de várias cadeias produtivas, como peixes, suínos, aves, o mel, as frutas. Então, vamos trabalhar a parte de empreendedorismo, o fomento, a educação e trabalhar com os pequenos produtores. Trabalhando essa biodiversidade riquíssima que temos no estado, garantindo a nossa identidade gastronômica, revitalizando e valorizando”, finaliza.
Veja os estabelecimentos participantes:
- Alecrim Gastronomia Brasileira
- Alecrim Tapiocaria
- La Doceria
- Casa da Saltenha
- Café da Toinha
- JB Grill
- Point do Pato
- Cozinharte
- A Confraria
- Quentinhas Express
- Afa Bistrô
- O Paço
- La Nonna Restaurante
- Cuzco Restaurante
- Buffet e Restaurante Pão de Queijo
- Café Paim
- Restaurante Cleovan
- Bar e Restaurante Picanha Mix
- Jannu’s Bistrô
- Garagem 605
- Apreciato Lanches