Cruzeiro do Sul dá início a projeto-piloto para implantar hortas medicinais em postos de saúde

Ideia é usar as plantas como medicina alterativa, diz Secretaria de Saúde. Município quer apoio financeiro do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul deu início ao um projeto-piloto nos postos da cidade. A implantação de uma horta com plantas medicinais é um experimento que está sendo feito em uma unidade de saúde do bairro João Alves e deve se estender por toda a cidade.


O objetivo, segundo a secretaria, é promover hábitos saudáveis e levar mais qualidade de vida à população. A horta já conta com 15 espécies de plantas medicinais.


“A medicina alternativa traz muitos benefícios. Vamos tentar fazer trocas de experiências com pessoas mais velhas, que têm conhecimento, para tentar fazer com que as pessoas utilizem menos os medicamentos fármacos”, explica o secretário de Saúde, Edir Clemente.


Ele diz ainda que a iniciativa foi do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pessoas da terceira idade, que têm o intuito de incentivar o uso racional das ervas medicinais.


“Nossa intenção agora é procurar outras plantas medicinais para ampliar as hortas e levar para a população o uso de medicamentos alternativos”, destaca.


A prefeitura informou ainda que vai fazer um projeto para apresentar ao Ministério da Saúde e tentar viabilizar recursos financeiros para que a horta possa chegar em todas as unidades de saúde do município.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias