Ícone do site Ecos da Noticia

Crianças são atingidas por raio quando brincavam em parque de Rio Branco

Gilberto Júnior e Ana Clara, de 10 anos, brincavam quando começou um temporal e foram atingidos. Menino ainda está hospitalizado.

Duas crianças foram atingidas por um raio enquanto brincavam em um parquinho, no bairro Oscar Passos, em Rio Branco. Gilberto Júnior e Ana Clara, de 10 anos, estavam no parque quando começou um temporal e foram atingidos. Os dois sofreram queimaduras e o menino ainda está no hospital. O caso aconteceu na segunda-feira (13).


No momento do ocorrido, para se proteger da chuva, os pequenos correram em direção a uma árvore. Ao se alojarem embaixo de uma palheira, Júnior e Ana foram atingidos pelo raio. A carga elétrica recebida foi suficiente para fazer parte da árvore ser queimada.


“Eu estava ali, e eles dois também. De repente, desceu uma luz que pegou na árvore e pegou neles. Aí quando eu vi, ele caiu no chão”, disse o pequeno Matheus Soares, que também estava no local.


Tanto o menino como a menina tiveram ferimentos causados pela descarga elétrica. O menino ainda está hospitalizado, mas, de acordo com a mãe, Maria Augusta, está estável.


Gilberto Júnior e Ana Clara, ambos de 10 anos, foram atingidos por raio em parque de Rio Branco (Foto: Bom Dia Amazônia)

Gilberto Júnior e Ana Clara, ambos de 10 anos, foram atingidos por raio em parque de Rio Branco (Foto: Bom Dia Amazônia)


A mãe da menina, Gleiciane Sampaio, conta ter sido um milagre ela ter sobrevivido. “Tenho certeza que Deus tem um projeto na vida da minha filha. Os médicos me disseram que ela nasceu de novo”, disse.


Ainda segundo Gleciane, Ana sofreu queimaduras mas passa bem. “Ela sente muita dor onde pegou a pancada que queimou tudo, mas está bem melhor”, afirma.


Já a mãe de Júnior falou que ficou preocupada com a situação e sempre alerta os filhos sobre o assunto. “Morro de medo, é o que eu mais falo para eles”.


O major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, alerta sobre como se proteger de raios em casos de tempestades.


“Dica número um, nunca ficar desabrigado durante uma tempestade. Se tem queda de raio, se está trovejando, relampejando, a dica é se abrigar dentro de uma residência, prédio ou carro. Jamais ficar próximo de árvore, em piscina, em campos de futebol, em áreas descobertas”, explica.


Falcão acrescenta que o uso de aparelhos eletrônicos seja limitado durante fortes chuvas. “É interessante que quem esteja em casa já abrigado, desligue seus aparelhos eletrônicos das tomadas. Também é aconselhado não usar, de maneira alguma, telefone com fio. O telefone celular pode ser usado, mas é bom evitar como medida de segurança”, finalizou.


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontou em pesquisa que Rio Branco é a capital com maior densidade de raios. Por ano, a capital recebe 30,13 raios a cada 1 km². No Brasil, a média registrada nos últimos seis anos é de 77,8 mi de raios ao ano.


Sair da versão mobile