Com selo de indicação geográfica, Cruzeiro do Sul se torna referência na produção de farinha

Entrega formal do selo ocorreu nesta sexta-feira (24). Mais de 800 casas de farinha foram visitadas.


A tradicional farinha de Cruzeiro do Sul recebeu, nesta sexta-feira (24), oficialmente, o selo de indicação geográfica. Este é o primeiro produto do Acre que vau receber o selo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


O projeto já durava mais de 9 anos e foi divulgado o resultado no dia 22 de agosto.


O chefe-geral do Embrapa, Eufran Amaral, disse que trata-se de um momento muito importante para a economia da cidade. “Isso significa proteger o produto, garantir que o conhecimento adquirido em mais de um século possa ser valorizado e a farinha vai ter a garantia de valorização”, explica.


Amaral disse ainda que, para esse resultado, mais de 800 casas de farinha foram visitadas.“Trata-se do primeiro produto nacional derivado da mandioca. O terceiro da amazônia e o primeiro do estado, então é muito orgulho e fruto do trabalho de muitas pessoas”, enfatiza.


Germano Silva, da Central de Farinha do Juruá, disse que esse selo vai mudar toda a forma como o produto é encarado até mesmo pelos produtores.


“Acredito que já tava passando da hora já e isso vai agregar valor ao produto. É o que buscamos, melhorar o produto, a economia e manter o produto no nível alto que se encontra hoje”, finaliza.


Selo faz referência ao produto tradicional do Vale do Juruá  (Foto: Divulgação/Embrapa )Selo faz referência ao produto tradicional do Vale do Juruá  (Foto: Divulgação/Embrapa )

Selo faz referência ao produto tradicional do Vale do Juruá (Foto: Divulgação/Embrapa )


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias