Uma semana de palestras e atividades inicia nesta segunda-feira (20). Gerente diz que fim de ano sempre é uma preocupação.
A direção do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, inicia nesta segunda feira (20) a Semana do Doador de Sangue, com o objetivo de cadastrar mais doadores e também homenagear os que já fazem parte do banco de dados do setor.
No decorrer da semana, serão realizadas palestras educativas com participação de educadores físicos, nutricionistas e psicólogos. Com mais de 3 mil doadores, a gerente do Hemonúcleo, Fátima Girão, está preocupada com a demanda que pode aumentar com as festas de fim de ano.
A ação se estende até o dia 25, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. “Faremos uma semana de atividades para homenagear as pessoas que já são doadores fidelizados e fazem doações periodicamente e vamos esclarecer aqueles que podem ser novos doadores”, explica Fátima.
A gerente aponta ainda que nos últimos três meses houve um aumento da demanda por sangue devido ao aumento de número de cirurgias feitas na cidade. “Médicos especialistas estiveram na cidade e isso aumentou a demanda de sangue. De agosto a outubro, saíram 276 bolsas e agora teremos as festas de fim de ano e precisamos estar preparados para atender as necessidades das unidades de saúde”, destaca.
Qualquer pessoa acima de 16 anos pode se tornar doador, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.