Ícone do site Ecos da Noticia

Com foco em coibir crimes, Operação Papai Noel começa nesta terça (14) com reforço de 114 policiais

Demais cidades do estado devem iniciar operação no começo de dezembro


A Operação Papai Noel, da Polícia Militar, inicia nesta terça-feira (14) em Rio Branco. Com o foco em coibir crimes, a ação conta com o reforço de 114 policiais. O Comando de Policiamento Operacional (CPO) I, que faz o policiamento da capital, vai deflagrar a operação até o início de janeiro de 2018. Nas demais cidades do estado, operações semelhantes devem ocorrer no início de dezembro.


Além dos policiais, 29 viaturas vão reforçar o policiamento. A operação ocorre em duas etapas, a primeira inicia nesta terça, com 64 policiais e 21 viaturas, e a segunda inicia em dezembro com mais 50 policiais e mais 8 viaturas.


O tenente-coronel e comandante do CPO, Atahualpa Ribera, disse que as patrulhas vão ser reforçadas nos pontos mais movimentados que dão acesso aos bairros e centros comerciais. Além disso, outras três equipes vão ficar responsáveis por fazer abordagens nos bairros e blitzen.


Ribera acrescenta ainda que mais de oito pontos da cidade terão patrulha preventiva e ostensiva. “Percebemos com análise criminal quais são os locais que costumam ter mais problemas na área de segurança pública. Então, estamos nos antecipando ao problema e colocando patrulha nos locais onde há maior probabilidade de problemas relacionados a crimes”, disse.


Ainda conforme o comandante, a segurança neste final de ano vai contar com um trabalho conjunto com outros órgãos de segurança como Bombeiros, Polícia Civil, Detran, Polícia Federal e o Exército Brasileiro.


“Essas viaturas não estão atendendo as emergências do 190, são viaturas a mais. O serviço emergencial não está prejudicada. Após a operação, a patrulha preventiva deverá permanecer como estratégia de prevenção.


Sair da versão mobile