Principal rota é entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Viagem de ônibus entre as duas cidades é de 12 horas.
A chegada do fim do ano e também o trabalho de recuperação da BR-364 já têm aumentado o fluxo de passageiros na rodoviária em Cruzeiro do Sul. Uma das principais empresas que oferece a rota até Rio Branco estima um aumento de 50% na venda das passagens.
O percurso, que há alguns meses tinha chegado a ser feito em 18 horas, não passa de 12 horas, tempo considerado normal para a distância de 648 km entre as duas cidades.
“Diariamente, uma média de 200 pessoas passavam pela rodoviária. Hoje são 300 passageiros que utilizam os serviços de transporte terrestre entre essas duas cidades. A gente está surpreso, começou o inverno forte e estamos com condições boas na BR”, diz Francisco Virgulino, gerente de uma das empresas.
Houve aumento também no número de carros para fazer as viagens. Ao todo, três empresas oferecem o percurso, cada uma disponibiliza cinco ônibus, sendo que antes apenas três carros supriam a demanda.
O gerente e também o motorista de ônibus Edmilson Ribeiro atribuem o aumento da demanda à recuperação em alguns trechos da BR-364 que está sendo feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Principalmente no trecho que liga Feijó a Manoel Urbano.
“Trabalho neste trecho desde 2014. Sabemos que o solo da região é muito ruim, mas creio que neste inverno não vamos sofrer como no ano passado. A estrada está bem melhor”, conta.
No começo deste ano, o G1 mostrou a queda na procura por passagens de ônibus em 30% também pela má condição da BR na época. A melhoria na estrada também foi sentida pela passageira Maria da Silva.
“A estrada agora está muito boa. Saímos 19h e chegamos em Cruzeiro do Sul 8h. Agora está bem melhor andar do que antes. Ainda tem alguns buracos, mas as máquinas estão trabalhando”, disse.
Atualmente o preço da passagem entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, praticado pelas três empresas que fazem a rota entre as duas cidades, é de R$ 138 reais.