Ação é feita em oito comunidades de Rio Branco. Depasa e Defesa Civil Estadual são responsáveis por mobilização.
Oito comunidades de Rio Branco são atendidas com a distribuição de água potável por meio de carros-pipa. A ação, articulada por um convênio entre Ministério da Integração Nacional e Governo do Acre, após o decreto de situação de emergência devido a seca, é executada pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e Defesa Civil Estadual.
Moradores das vilas Santa Cecília, Liberdade, Adauto Frota, Manoel Marques e dos ramais do Joca, Marizal, Panorama, além do loteamento Santos Dumont, são beneficiados pela ação.
Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa, explica que a medida foi adotada com o agravamento da seca no estado. Ele diz que a distribuição atende as reivindicações dos moradores desses locais.
“Estamos trabalhando com isso há quase três meses. São três carros-pipa para atender todas essas comunidades, por isso, tem uma agenda para atendê-las. A maioria dessas comunidades são abastecidas por poços ou açudes, todos secaram porque a estiagem foi muito forte. Esses recursos são da Defesa Civil Nacional, que repassa para a estadual”, complementa Magalhães.
O diretor-presidente do Depasa diz que o investimento total na ação é de quase R$ 200 mil. Entretanto, o gestor não soube precisar quantas pessoas são atendidas nas oito comunidades.
Ele explica ainda que a água é retirada de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e transportada para reservatórios em cada comunidade atendida pela distribuição.
De acordo com Magalhães, a ação vai ser suspensa no fim deste mês devido a dois fatores. “[A ação] vai ser desmobilizada porque começou a chover. O acesso a muitos desses lugares é feito somente por terra, e na chuva não se tem mais esse acesso”, finaliza. Segundo o Depasa, o mesmo esquema de distribuição de água para Bujari foi adotado nas oito comunidades de Rio Branco.