De acordo com a Anatel, celulares não homologados não seguem parâmetros de qualidade e segurança e não têm garantia
Quem comprar aparelho não homologado a partir de dezembro de 2018 no Acre pode ter uma tremenda dor de cabeça. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que os novos celulares falsificados serão bloqueados, de acordo com um cronograma aprovado nesta quinta-feira (23), pelo órgão regulador.
O órgão estipula, inclusive, datas para que isso aconteça. O prazo final, para o início da decisão em todo o país, é maio do ano que vem. Os celulares homologados pela Anatel são os que possuem IMEI (Internacional Mobile Equipment Identity), um número que tem a mesma função do chassis de um automóvel. Cada celular tem um número de identificação único e global.
Para consumidores do Distrito Federal e Goiás, os celulares piratas serão bloqueados a partir de 9 de maio de 2018. Para os clientes das Regiões Sul, Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o bloqueio será realizado a partir de 8 de dezembro. Para a Região Nordeste e demais Estados do Norte e Sudeste, o bloqueio será a partir de 24 de março de 2019.
estimativa da Anatel é que 1 milhão de aparelhos irregulares entrem na rede todos os meses. Para descobrir se o celular tem IMEI e é regular, basta discar *#06#. Se nenhum número aparecer, ou se o número que aparecer for diferente do que aparece na caixa do aparelho, o celular é falsificado.
Os clientes que tiverem celulares piratas receberão mensagens de celular 90 dias antes do bloqueio. Na prática, isso significa que é possível comprar celulares sem IMEI até três meses antes do bloqueio. Para o Acre, a data-limite é 22 de setembro. O bloqueio é parte do projeto Siga.