Ícone do site Ecos da Noticia

Amigos criam clube do livro e levam amor a leitura para escolas

Grupo de três amigos criou o projeto já que tem 14 pessoas participando. ‘A hora da Estrela’, de Clarice Lispector, foi discutido com estudantes do ensino médio.


O amor pelos livros fez com que três amigos criassem um clube do livro para levar histórias e discussões para estudantes de escolas públicas em Cruzeiro do Sul. O clube, que iniciou em fevereiro deste ano, já possui 14 membros que possuem em comum o amor pela literatura.


Nirléia Lima, uma das sócio-fundadoras do clube, diz que os amigos sempre se encontravam e falavam de obras. “Sempre falávamos de obras que estávamos lendo e, enfim, falávamos da vontade de criar o clube até que um dia a gente resolveu criar mesmo”, conta.


O objetivo era fazer os encontros com os membros, mas com o passar do tempo, o grupo percebeu a necessidade de levar a leitura para outras pessoas. “A gente sentiu que deveríamos sair da comodidade e levar para a sociedade e mostrar como a leitura pode ser divertida e fundamental para a construção das pessoas”, explica.


O grupo apresentou a obra ‘A hora da Estrela’, da escritora Clarice Lispector, para alunos da Escola Craveiro Costa. A obra foi apresentada, a adaptação também e, a partir disso, uma roda de discussão foi feita com os alunos.


“Sempre gostei do livro físico, mas sabemos que nessa nova era temos que fazer uso de outros métodos para cativar os novos leitores”, acrescenta Nirléia.


A estudante Nicole Costa, de 18 anos, está terceiro ano e, segundo ele, o primeiro livro que eu foi aos 10 anos e, desde então, não parou mais. “Estou montando minha própria biblioteca e estou sempre lendo. Ler é viajar a outras épocas e lugares, a gente se inspira, e é o que importa”, finaliza.


Sair da versão mobile