Pacientes podem ir até o Cecon com cartão do SUS, RG e comprovante de residência. Exames vão ser feitos durante todo o mês de outubro.
Para mobilizar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) decidiu fazer exames de mamografia sem agendamento durante a campanha do Outubro Rosa. Ao G1, a gerente do Cecon, Priscila Murad, disse que o Ministério da Saúde recomenda o exame para as mulheres de 50 a 69 anos e diz que a mamografia pode identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.
Priscila explica que para fazer o exame basta que a paciente compareça até o Cecon com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência. Segundo ela, o setor faz uma média 80 mamografias por dia pela manhã, horário de almoço e também a tarde. Em setembro, foram feitos mais de 500 exames e em outubro a meta é dobrar esse número.
“Fizemos 500 sem a campanha, então, queremos chegar a 1 mil exames. Esperamos que as pessoas venham. Destaco que a pessoa não precisa pagar nada, apenas apresentar os documentos. Tendo horário disponível ela faz no mesmo dia ou pode agendar um horário que seja mais conveniente”, explica.
Em 2016, o Cecon diagnosticou 58 casos de câncer de mama no Acre. Também foram registrados 25 óbitos de mulheres por conta da doença. O resultado do exame, segundo a gerente do Cecon, é entregue no prazo de 15 dias.