Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Branco inaugura primeiro ecoponto para descarte de materiais reaproveitáveis

Ecoponto foi inaugurado nesta sexta (6) no Conjunto Tucumã e expectativa é que outros 14 sejam instalados em Rio Branco. Cooperativas devem fazer reciclagem do material.


primeiro ecoponto de Rio Branco foi inaugurado nesta sexta-feira (6), no Conjunto Tucumã. A estrutura é gratuita e funciona para o descarte de resíduos que podem ser reaproveitados.


Entre os materiais que podem ser deixados no local, estão resíduos verdes, de construção civil e demolição, como restos de obras, podas de árvores além de eletrônicos, pilhas e móveis.


A área mede 700 metros quadrados e deve ser gerenciada pela secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Ao G1, o secretário da Semsur, Kellyton Carvalho, explicou que o material coletado vai ser encaminhado para cooperativas com as quais a prefeitura já possui parceria.


“Criamos esse local para que a comunidade faça o descarte correto ao invés de jogar nas ruas e igarapés como temos visto constantemente. A Semsur vai fazer a seleção desses materiais e temos parcerias com projetos e cooperativas que vão receber parte desse material que pode ser reciclado de imediato”, explica.


Ainda segundo Carvalho, alguns sucatões cadastrados na Semsur também vão receber parte do material como ferragens e demais metais que podem ser utilizados. As pilhas, baterias e pneus já possuem um fornecedor que recolher o material em Rio Branco, conforme obrigatoriedade do fabricante e sem custos para a prefeitura.


Ecoponto foi inaugurado pela Prefeitura de Rio Branco (Foto: Ascom/Prefeitura de Rio Branco)

Ecoponto foi inaugurado pela Prefeitura de Rio Branco (Foto: Ascom/Prefeitura de Rio Branco)


As galhadas vão ser usadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) para composto orgânico e encaminhadas para hortas comunitárias e em projetos sociais de compostagem.


“Basta a gente recolher esses materiais como pilhas e baterias que eles vêm buscar. Os entulhos de material de construção vamos fazer a seleção e a triagem deles para que possamos reaproveitar, talvez, se for material limpo, em algumas áreas de difícil acesso. Senão vamos levar para o aterro o que não puder ser utilizado”, destaca.


O secretário destaca ainda que uma parceria com a comunidade local deve garantir o gerenciamento correto dos resíduos. O ecoponto deve receber resíduos de nove bairros da região entre eles Universitário, Jardim Brasil, Rui Lino e Joafra. O plano é que 14 ecopontos sejam instalados por toda Rio Branco.


“Assim os ecopontos vão ficar cada vez mais perto dos moradores. Cada regional de Rio Branco vai receber um e dependendo da intensidade de bairros e geração de entulho pode receber até dois. O descarte dos resíduos é imediato de segunda a sábado. Esse é um momento que a responsabilidade fica compartilhada com os moradores”, finaliza.


Sair da versão mobile