Auditor explica que contribuintes devem fazer correções sob pena de multa. Notificação vai ser encaminhada a pessoas que ainda têm prazo para se regularizar.
A Receita Federal deve enviar cartas a mais de mil contribuintes acreanos que estão em débito com o Leão. Os comunicados devem ser encaminhados pelo Correios. Em todo o Brasil, a Receita deve notificar mais de 300 mil pessoas devido a inconsistências na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017.
O auditor fiscal Claudemir Franklin diz que as pessoas que não sabem se caíram na malha fina devem ficar alertas. “Se a declaração ficou retira em malha fina o site informa se o contribuinte tem essa pendência. Então, não é preciso comparecer na Receita Federal”, explica.
As notificações devem ser enviadas às pessoas que ainda têm prazo para se regularizar. O auditor fiscal destaca que, caso o contribuinte não aproveite essa oportunidade, pode ser intimado para comprovação das divergências.
“Nessa fase, o contribuinte tem a vantagem de aproveitar esse alerta que a Receita está fazendo, porque nessa fase o contribuinte ainda é considerado espontâneo, portanto, não tem nenhuma incidência de multa de ofício a pagar caso ele retifique a declaração”, destaca.
Na região Norte, os estados que mais vão receber notificações por meio de cartas são Pará (4.960), Amazonas (4.367) e Rondônia (1.446). Quem não responder a solicitação da Receita, pode ter que pagar uma multa de ao menos 75% do valor do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em menor valor que o devido.