Procura por telhas aumenta por causa de temporais e produto começa a faltar em lojas de Rio Branco

Três grandes lojas da capital estão com estoque zerado. Outra vendeu mais de 900 telhas em dois dias.

A forte chuva que atingiu a cidade de Rio Branco na última sexta-feira (6) deixou muitos danos. Muitas casas foram destelhadas ou tiveram a cobertura danificada, o que acarretou na grande procura por telhas no último fim de semana.


G1 fez um levantamento nas quatro maiores lojas que vendem material de construção na capital e três delas não têm o produto disponível.


Outra vendeu 930 telhas nos últimos dois dias. Todas alegam que o aumento se deu devido ao forte temporal que atingiu a cidade cujos ventos chegaram a 95 km/h, segundo a Defesa Civil.


O estoque deve ser reposto em algumas lojas ainda esta semana, outras estimam que o material chegue até a próxima semana.


Até segunda-feira (9), os Bombeiros haviam registrado 330 ocorrências relacionadas à tempestade. A maioria é de queda de árvores, que também acabam danificando imóveis. Nesta terça-feira (10) uma nova chuva atingiu Rio Branco gerando novas ocorrências também de queda de árvores e destelhamento.


Prejuízo

A forte chuva com ventania que caiu na sexta-feira (6) deixou vários estragos em diversos pontos de Rio Branco. Mais de 100 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros, os ventos chegaram a atingir 95 km/h.


Na escola Escola Áurea Pires Montes de Souza pelo menos quatro crianças desmaiaram durante o vendaval e tiveram que ser levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Sobral. Já na escola Heloísa Mourão Marques, no bairro Aeroporto Velho, os alunos foram liberados após o prédio ser destelhado.


Três funcionários que trabalhavam na reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb), bairro Aeroporto Velho, foram encaminhados ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Eles foram atingidos por parte da estrutura da quadra que desabou durante o vendaval.


A Prefeitura de Rio Branco precisou isolar alguns pontos da cidadeapós o fim do temporal. A Eletrobras Distribuição Acre (Eletrobras-AC) informou que cerca de 400 ocorrências na capital e interior foram registradas.


Segundo a empresa, vários pontos sofreram danos após serem atingidos por “telhas, tampas de caixas d’água, fachadas, outdoors e árvores que caíram e romperam cabos de energia da rede de distribuição e derrubaram postes”.


Cerca de 15 toneladas de entulhos já foram retirados de avenidas, praças, calçadas e outros pontos de Rio Branco após o forte temporal. Seis equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) atuam nos locais mais críticos.


Somente na capital, a Eletrobras-AC registrou 150 ocorrências. Desse total, 50% correspondem a queda de árvores e galhos que danificaram a rede elétrica. Um vídeo gravado pela coordenação da Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb) mostra o momento exato em que o muro da quadra poliesportiva cai em cima de três funcionários que trabalhavam na reforma da quadra.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias