Presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras lança coletânea de poesias e sonetos

Lançamento ocorreu neste sábado (30) no Sesc-Centro. É um livro de reflexão e de autoconhecimento’, diz jovem.

O escritor Jackson Viana, presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), lançou mais um livro neste sábado (30). O lançamento ocorreu no no Sesc-Centro em Rio Branco. A obra intitulada Ditirambo é uma coletânea de poesias e sonetos escritos pelo autor entre os 14 e 16 anos de idade. É o terceiro livro depois de obras como “Onde mora a felicidade?” e “Aprendendo a viver”.



O lançamento do livro contou com a presença de autoridades, escritores, poetas e população em geral. A noite foi marcada por algumas apresentações, citações de poemas do livro, inclusive com músicas e homenagens por outros escritores.


Viana, que tem 16 anos, conta que Ditirambo é uma obra com estilo clássico contemporâneo de escrita, com poesias metrificadas, próprias dos gêneros parnasianos das gerações românticas do século XX, mas que representam o século XXI com textos e temas que possuem uma mesclagem entre o clássico e o contemporâneo.


A coletânea de poesias e sonetos faz alusão a fatos históricos, conflitos emocionais, reivindicações políticas, homenagens e desconstrução de tabus sociais. Dentre os homenageados está a ex-senadora Marina Silva, o prof. Renã Leite Pontes, entre outros. A apresentação do livro é da Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza e o prefácio do Escritor Moisés Diniz Lima.


O autor fala que a inspiração vem do cotidiano, do que é capaz de encontrar além do comum dentro das pessoas, nas formas de agir e nos resultados que essas ações trazem para a sociedade.


Ele conta que o principal objetivo é despertar questionamentos e que a literatura é o principal caminho para alcançar essa pretensão. A obra pode ser adquirida com o próprio autor, pois ainda não está disponível nas livrarias.


“Foi um evento belíssimo. Ditirambo expressa sentimentos, mas mais do que tudo, as poesias levam a refletir. É um livro de reflexão e de autoconhecimento. Os poemas têm um senso crítico muito forte, levam as pessoas a refletirem sobre a vida, sociedade e as coisas do mundo. Então, o livro, de certa forma, vai ajudar as pessoas a se conhecerem e se enxergarem. É o que pretendo, além, claro, de disponibilizar o meu trabalho à população”, diz o escritor.



Sobre o Autor

Além de cursar o terceiro ano do ensino médio na Escola José Rodrigues Leite, o escritor Jackson Viana de Paula dos Santos trabalha com a cultura literária, incentivando jovens escritores.


O autor, nascido em Rio Branco no dia 12 de Dezembro de 2000, é filho de Luzineide Viana de Paula e Joaquim Rosas dos Santos. Aos 13 anos, publicou os livros “Onde mora a felicidade?” e “Aprendendo a viver”


Aos 14, idealizou e fundou, em abril de 2015, a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), da qual é presidente.


Viana já foi 1° lugar no estado no 43° Concurso de Redação de Cartas dos Correios, 2° lugar no Brasil no Prêmio Flor do Ipê da Universidade Federal de Goiás, Destaque do ano de 2015. É também Conselheiro Regional do Movimento União Cultural e Embaixador Internacional pela Embaixada da Poesia-RJ, da qual recebeu as medalhas “Honra ao Mérito” e “Poeta Menino – Casimiro de Abreu”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias