Projeto executado pela FGB vai realizar duas sessões de filmes, mensalmente no mesmo Bairro
Os moradores da Cidade do Povo receberão na noite desta quinta-feira, 19, uma sessão gratuita de cinema, com o filme “A Máquina: O Amor é o Combustível”. A ação marca o retorno do projeto Cinema nos Bairros, realizado desde 2013 pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB).
Gratuita e aberta a todos os interessados, a atividade acontece a céu aberto, na Rua Maria Elza (próximo à escola Raimunda da Silva Pará e da UPA do bairro), e tem o objetivo de levar filmes de pouco acesso do grande público e que dialoguem com a realidade das comunidades onde serão exibidos. A ideia é fazer duas sessões mensais em um mesmo bairro. A escolha dos filmes é feita com a ajuda dos próprios moradores, sempre após o final das exibições.
“A Máquina: O Amor é o Combustível” é um filme brasileiro de João Falcão que conta a história de Antônio, morador de Nordestina, uma cidade fictícia. O protagonista é apaixonado por Karina, que sonha em ir embora da cidade para ser atriz de TV. Inconformado, Antônio promete trazer o mundo até Karina para que ela não vá embora.
Para o diretor-presidente da FGB, Sérgio de Carvalho, que é cineasta, retomar o projeto Cinema nos Bairros era uma das prioridades da atual gestão da Fundação. “Proporcionar o acesso das comunidades da nossa capital ao cinema e depois debater os filmes com os moradores, sempre fazendo uma reflexão com a realidade local, é algo muito especial para nós. Queremos uma gestão cultural descentralizada, e esse projeto é a materialização disso”, disse.