Choveu 112 milímetros em uma hora, aponta relatório. Mutirão deve recolher entulhos no sábado (7).
A Prefeitura de Rio Branco, através da assessoria de comunicação, informou que o acesso ao Calçadão e em alguns pontos afetados pela forte chuva que atingiu Rio Branco nesta sexta-feira (6) foram isolados.
A medida é até a manhã de sábado (7), quando um mutirão deve ser feito para a retirada de entulhos pelas ruas da capital.
Foram 112 milímetros de água em uma hora, o que equivale a 72% do previsto para todo o mês de outubro. Os ventos atingiram 95 km/h, deixando um rastro de destruição em vários pontos da capital. Só de árvores caídas, foram 81 solicitações.
“Os pontos mais críticos foram o Calçadão da Benjamin Constant, no Centro, onde cinco árvores caíram e atingiram os comércios; no Mercado do Quinze uma árvore causou graves danos a quatro veículos; no prédio da Prefeitura uma árvore caiu e atingiu dois carros e 20 motos e o Parque da Maternidade”, pontuou a Prefeitura.
Além disso, o bar Flutuante também foi levado pela força do vento e ancorou na Ponte que corta a cidade.
“Houve rompimento de fiação elétrica em vários pontos da cidade. Todos os semáforos da área central estão fora do ar. Houve destelhamento de casas, prédios e escolas em bairros. Todas as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e das secretarias e órgãos da Prefeitura foram mobilizadas e atuam para diminuir os transtornos ocorridos na cidade”, diz a nota.
O prefeito Marcus Alexandre esteve nos locais mais afetados na área central e diz que no sábado o mutirão deve retirar os entulhos deixados pelo vendaval.
A Eletrobras Distribuição Acre teve que mobilizar 63 equipes para atender cerca de 400 ocorrências em todo o estado ligadas à fiação elétrica devido ao temporal. A empresa orienta que consumidores não manuseiem fios ou redes elétricas afetadas.
“Caso em sua localidade não tenha energia, é importante entrar em contato com a empresa e registrar uma ocorrência, informando nome da rua e do bairro, pelo nosso Call Center 0800 657 7196, para que assim os serviços sejam restabelecidos com mais eficiência”, orienta.