Serviços estão sendo restabelecidos aos poucos. Problema se deu em um trecho entre Abunã e Vila Extrema, em Rondônia.
Os números de emergência 191 (Polícia Rodoviária Federal), 190 Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), 192 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros) ficaram fora do ar no Acre, na manhã desta quinta-feira (26), após uma pane nos serviços de telefonia e internet.
Ao G1, as operadoras informaram que o problema foi ocasionado devido a um duplo rompimento de um cabo de fibra ótica causado por terceiros durante serviços de terraplanagem em um trecho entre a Vila Extrema e Abunã, em Rondônia.
O major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, informou que em casos como esses a corporação fica atenta e a comunicação via rádio é priorizada. “Não temos como mudar números de emergência, a população sempre fica prejudicada em uma situação como essa porque não tem como fazer as solicitações, se precisar”, afirmou.
Ao G1, a OI informou que o problema se deu em um trecho entre Abunã e Vila Extrema, em Rondônia, por volta das 19h40 desta quarta.
“A Oi informa que o rompimento de um cabo de fibra ótica da operadora causado por terceiros (serviços de terraplenagem) causou a interrupção dos serviços de telefonia móvel, banda larga e telefonia fixa interurbana nos estados do Acre e Rondônia. Os técnicos da Oi foram acionados para fazer os reparos e os serviços foram normalizados por volta das 2 horas de hoje, dia 26/10”.
A TIM disse que houve um duplo rompimento de fibra em um trecho provido por um parceiro, mas os serviços já foram restabelecidos.
A Embratel afirmou que foi uma falha pontual na rede. “Informamos que uma falha pontual na rede está afetando parcialmente os serviços na região. Nossos técnicos já estão finalizando os ajustes necessários”.
O G1 também entrou em contato a Vivo e a Claro, mas até publicação desta reportagem as empresas ainda não se posicionaram.