Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

No AC, paciente reclama de falta de medicação para tratamento de lúpus

Elvira Luzia diz que aguarda medicamento desde abril e tem contado com o apoio apenas de amigos e familiares para não parar tratamento; medicação custa cerca de R$ 200.


A vendedora Elvira Luzia Silva de Oliveira, de 41 anos, reclama da falta de medicação para tratamento de lúpus, na rede pública de saúde. A paciente, que está internada no Hospital das Clínicas, em Rio Branco, afirma que aguarda o medicamento desde abril. A medicação custa em média R$ 200.


Ao G1, a Secretaria estadual de Saúde (Sesacre) negou que o medicamento esteja em falta e afirmou que está disponível para todos os pacientes cadastrados para recebê-lo.


Elvira conta que foi diagnosticada com lúpus eritematoso sistêmico (LES) desde 2015. Caso ela não consiga a medicação Azatioprina, de uso contínuo e que deve ser usada pelo resto da vida, pode sofrer perda de função renal, além de ter agravamento do quadro clínico e possível necessidade de voltar a fazer hemodiálise.


“Estou recebendo ajuda de doação, tem um colega que toma e disse que comprou o suficiente e me doou. É uma medicação um pouco cara”, fala.


Elvira afirma que já foi no Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Especializados (Creme), mas ainda não conseguiu o remédio.


A sobrinha da paciente, Alexsandra Oliveira da Silva, de 24 anos, conta que a situação é complicada, pois além do cansaço sentido pela tia, a barriga está inchada. Para ajudar a tia, Alexsandra fez uma publicação no Facebook, contando com a solidariedade do público. Apesar das doações, a sobrinha comenta que cada cartela dura apenas 15 dias, porque o remédio precisa ser tomado três vezes ao dia pela tia.


“Agora mesmo estamos indo no Ministério Público do Acre dar entrada, para ver se a gente consegue os remédios dela pelo Estado. Lá no Creme a gente eles não dão resposta de nada, não liberam e nós ficamos sem saber o que fazer”, lamenta.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner qua e qui verde 31 07e01 08

Últimas Notícias