Arte havia sido feita durante o Encontro Internacional de Grafites que foi sediado na capital acreana, em março deste ano; trabalho começou a ser refeito no sábado (14) e deve ser finalizado neste domingo (15).
Após mais de cinco meses, o muro da Escola Glória Perez, em Rio Branco, está sendo grafitado novamente. A arte havia sido coberta com tinta amarela no dia 18 de maio deste ano e os artistas que trabalharam no local chegaram a ficar chateados. Neste sábado (14), o muro começou a receber as pinturas novamente.
A arte havia sido feita durante o Encontro Internacional de Grafites que foi sediado na capital acreana e contou com a presença de artistas do Acre e Bolívia. Na época, a coordenação da Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC) informou que o muro foi pintado por um equívoco da equipe de manutenção e que o local iria ser grafitado novamente.
O grafiteiro Matias Souza disse que após a arte no muro ter sido apagada, um grupo de mais de 20 profissionais fez um manifesto por meio do Coletivo de Artes Urbanas (Caua) pedindo que o local fosse pintado novamente.
“Os artistas não aceitaram, então, resolvemos fazer o manifesto e levar para o secretário de Educação e o de Cultura. Apagaram o grafite e a gente não aceita esse tipo de ação com dinheiro público e com a atividade dos grafiteiros. Procuramos saber quem de fato mandou apagar cinco dias depois de ela ter ficado pronta, mas não conseguimos saber quem foi”, falou.
Souza falou ainda que a categoria foi recebida pelos gestores e que o governo disponibilizou material para que eles refizessem a arte.
“Ficou decidido que nós iríamos pintar mais da metade do muro. A estrutura e todo o material o governo deu e estamos fazendo toda a pintura sem cobrar. Contamos com a participação também de um grafiteiro da Bolívia que participou do RB Grafite e tinha pintado o muro da outra vez e ele fez questão de participar e vir. Devemos terminar tudo ainda neste domingo (15)”, finalizou.