Alunos são de 34 comunidades indígenas de 12 municípios acreanos. Secretaria de Educação lançou edital para contratação temporária de professores.
O Programa Quero Ler deve alfabetizar mais de 2 mil indígenas na próxima fase do projeto. Os alunos são de 34 terras indígenas localizadas em 12 municípios do Acre.
Para isso, a Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE) divulgou um edital de contratação temporária de professores que vão atender as 212 turmas.
Em entrevista ao Jornal do Acre 1ª edição desta terça-feira (17), o secretário adjunto da SEE, Evaldo Viana, falou que as inscrições para as contratações iniciam no dia 20 deste mês e se estendem até o dia 20 de novembro.
A SEE informou ainda que os profissionais indígenas vão atender os alunos nas próprias comunidades.
“Os professores vão se inscrever, não precisam montar turmas dessa vez. Com a documentação citada no edital e, a partir da classificação, vão voltar para aldeia e montar a turma para que em dezembro inicie o processo de alfabetização. É um grande avanço na nossa educação. ”, explicou o secretário.
Os interessados nas vagas devem fazer as inscrições nos núcleos da Educação do município onde moram. Viana comentou que foi feito um estudo e pesquisa para que as tradições e culturas dos povos sejam respeitadas durante as aulas.
“Foi todo um levantamento e estudo feito pela equipe da Secretaria de Educação pela coordenação indígena, que levou em consideração a diferença de línguas e etnias para que a gente pudesse, então, liberar o edital e assim atender as particularidades de cada povo consideração a sua tradição”, acrescentou.